As quadras 700 da Asa Norte estão passando por uma grande melhoria nas calçadas que facilitam o acesso aos comércios locais, com foco na acessibilidade, jardins e reorganização dos estacionamentos. Atualmente, a obra está na fase de colocação do concreto e preparação para o assentamento dos bloquetes, que fazem parte da reforma da W3 Norte, entre as quadras 713 e 716, com um investimento de R$ 4,25 milhões, de acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF).
O projeto inclui 42 mil metros quadrados de calçadas novas e acessíveis, 17 mil metros quadrados de áreas verdes, 1.368 vagas para carros, 229 para motos e 135 para bicicletas. Serão plantadas 226 árvores, instaladas travessias elevadas, rampas para acessibilidade e pavimento intertravado para melhorar a drenagem da água, além de reorganizar os estacionamentos com calçadas rebaixadas para facilitar a entrada nas lojas.
“Readequamos todas as calçadas onde não havia passagem para cadeirantes, adaptamos rampas e facilitamos o carregamento de mercadorias, além do trânsito de veículos de manutenção”, explica Adoney de Jesus, engenheiro da SODF responsável pela obra. Ele destaca que o uso do pavimento intertravado ajuda a infiltrar a água e diminui os alagamentos na região.
A reforma enfrentou problemas, como o roubo da fiação elétrica, que deixou algumas áreas sem iluminação. “A CEB fez os reparos e, nas últimas semanas, muitos problemas foram solucionados”, informa Adoney.
Os comerciantes observam a obra com expectativa e esperam melhorias importantes. Rita Regina da Silva, dona de um brechó na 715 Norte, comenta: “Vai melhorar muito, não só a calçada, mas também com jardins e drenagem. Antes, quando chovia, a área alagava. Estamos otimistas e torcendo para que tudo termine logo”. Para Fernando Freitas, outro comerciante local, as mudanças vão atrair mais clientes: “O barulho faz parte, mas antes alagava muito. Agora isso vai mudar”.
Essa reforma mostra o compromisso do governo com a acessibilidade, segurança, mobilidade e melhoria visual, proporcionando mais conforto para pedestres e comerciantes da Asa Norte.
