A Caixa Econômica Federal vai criar um fundo imobiliário usando imóveis dos Correios para ajudar a empresa a conseguir mais dinheiro e melhorar suas finanças. Essa ação será feita junto com um empréstimo, que a Caixa ainda está negociando para participar.
A Caixa confirmou para a Agência Brasil que está planejando esse fundo, mas ainda está estudando os detalhes e não há uma data definida para começar.
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Carlos Vieira, presidente da Caixa, disse que ainda estão no começo das conversas, mas disse que o banco vai atrair investidores privados. Ele explicou que o fundo imobiliário é parte de várias medidas para organizar os Correios, incluindo revisão de contratos, mudanças na logística e programas de demissão voluntária.
Carlos Vieira também falou que os imóveis dos Correios valem mais de R$ 5,5 bilhões. Com o fundo imobiliário, a empresa pode vender os imóveis e continuar usando eles pagando aluguel para o fundo. Em Brasília, o aluguel desses imóveis rende em média 0,4% do valor deles, o que é um bom investimento.
Empréstimo
Sobre o empréstimo de R$ 20 bilhões que será dado aos Correios com ajuda de várias instituições e garantia do Tesouro Nacional, Carlos Vieira disse que ainda não está definido quanto a Caixa vai emprestar. A negociação está em andamento e as informações foram passadas pela Agência Brasil.

