23.5 C
Brasília
segunda-feira, 12/01/2026

Cachorro é levado pelo vento durante tornado no Paraná

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
21.1 °
66 %
2.1kmh
75 %
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
28 °
sáb
21 °

Em Brasília

UOL/FOLHAPRESS

Câmeras de segurança em uma casa de São José dos Pinhais (PR) registraram quando um cachorro foi carregado pelo vento durante um tornado na tarde de sábado (10).

Simba, um filhote de lulu-da-pomerânia, foi levado pelo vento, mas resgatado rapidamente. Em entrevista, a psicóloga Caroline Tramontin, dona do cachorro, contou que ele tem três meses e estava dentro de casa antes de tudo acontecer.

“Quando meu marido saiu para guardar o carro na garagem, o cachorro foi atrás. Dentro de casa, não percebíamos a gravidade do tornado”, disse ela.

Ninguém se machucou pela passagem do tornado. Câmeras externas mostraram que o vento arrancou telhas e derrubou uma árvore, mas a casa não ficou destruída.

Tornado na Grande Curitiba

O tornado passou por pouco mais de 1 km em São José dos Pinhais na tarde de sábado. Ele começou perto da divisa com Piraquara, segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

O bairro do Guatupê foi o mais afetado, com 350 casas danificadas.

Mil e duzentas famílias foram afetadas e cerca de 10 mil residências ficaram sem energia elétrica, informou a prefeitura.

O tornado teve ventos entre 180 km/h e 253 km/h, classificado como F2 na Escala Fujita, que vai de F0 a F5. O nível F0 tem ventos de 65 a 116 km/h; o F5, apesar de não ocorrer no Brasil, pode ter ventos superiores a 400 km/h.

A Defesa Civil do estado registrou 57 quedas de árvores em 14 bairros e no centro. Um galpão de reciclagem desabou, postes foram torcidos pelo vento, placas de publicidade arrancadas e semáforos desligados.

Veja Também