Um cachorro que era cuidado por moradores do bairro Tocantins, em Toledo, no oeste do Paraná, foi fatalmente baleado na manhã de terça-feira, 27. Abacate, como era chamado o animal, foi encontrado ferido e levado para um hospital veterinário da região, onde passou por cirurgia de emergência. A bala atingiu o intestino do cão, que não resistiu e faleceu.
Cinthia Moura, coordenadora de Proteção e Defesa Animal da cidade, informou que a veterinária que atendeu o cachorro acionou a coordenação, que encaminhou o caso para a Polícia Civil do Paraná. Até o momento, não há informações sobre o autor do disparo.
O ocorrido tem mobilizado a comunidade local. Leandro Volanick, morador do bairro Tocantins, compartilhou fotos do cachorro nas redes sociais e comentou: “Mais um anjo no céu. Você venceu, campeão, pois quem fez isso com você não terá perdão”. A comunidade está organizando uma manifestação para o sábado, 31, no Parque do Povo de Toledo, às 10h, em busca de justiça para Abacate.
Outro caso recente
A morte de Abacate acontece na mesma semana em que outro cachorro comunitário, chamado Orelha, foi vítima de violência em Florianópolis, Santa Catarina. Orelha foi agredido por um grupo de adolescentes e precisou ser submetido à eutanásia devido à gravidade das lesões na cabeça.
A Polícia Civil de Santa Catarina identificou ao menos quatro jovens suspeitos das agressões. Mandados de busca foram cumpridos nas residências suspeitas, resultando na apreensão de celulares e notebooks, embora nenhum tenha sido detido até agora.
