19.5 C
Brasília
domingo, 23/11/2025




Caças norte-coreanos se aproximam de fronteira com Coreia do Sul, que também aciona suas aeronaves

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
20 °
19.5 °
99 %
2.1kmh
75 %
dom
19 °
seg
26 °
ter
27 °
qua
27 °
qui
25 °

Em Brasília

Caças norte-coreanos se aproximam de fronteira com Coreia do Sul, que também aciona suas aeronaves

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un, participa do 75º aniversário de fundação das Escolas Revolucionárias Mangyongdae e Kang Pan Sok, em Pyongyang, em foto sem data divulgada em 12 de outubro de 2022 pela Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA) — Foto: Reuters/KCNA

Vários caças norte-coreanos voaram nesta quinta-feira (13) perto da fronteira com a Coreia do Sul, que enviou suas próprias aeronaves para a área, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

O Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da Coreia do Sul indicou que dez aviões norte-coreanos foram detectados a 25 quilômetros da linha de demarcação da fronteira às 22h30, hora local, e às 00h30 de sexta-feira e que as aeronaves cruzaram a “linha de reconhecimento”, a partir da qual a Coreia do Sul ativa uma operação de resposta automática.

Seul enviou vários dispositivos para a área, incluindo caças F-35A, de acordo com esse relatório, citado pela Yonhap.

O incidente, o segundo envolvendo as forças aéreas dos dois países em uma semana, ocorre em um momento de aumento das tensões na península coreana devido a uma série de testes de mísseis realizados pelo regime norte-coreano.

O Ministério da Defesa do Japão disse nesta quinta-feira (13) que a Coreia do Norte lançou o que pode ser mais um míssil balístico. Fontes do governo japonês dizem que acredita-se que o projétil tenha caído no mar fora da zona econômica exclusiva do Japão.




Veja Também