25.5 C
Brasília
segunda-feira, 26/01/2026

Caças F-18 dos EUA voam perto da Venezuela no Caribe

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
25.5 °
25.5 °
61 %
5.1kmh
75 %
seg
25 °
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °
sex
26 °

Em Brasília

Dois caças F-16 dos Estados Unidos aumentaram a tensão na América Latina ao sobrevoarem uma área no mar do Caribe próximo à Venezuela na terça-feira (10/12), conforme registrado pelo site de monitoramento FlighRadar24.

Os aviões militares voaram no Golfo da Venezuela a aproximadamente 8 km de altitude, durante menos de uma hora.

Fabricados pela Boeing, os caças podem alcançar velocidades superiores a 1.000 km/h e são capazes de transportar diversos armamentos. Eles são projetados para executar missões em qualquer condição climática, tanto para defesa quanto para ataque.

No mesmo dia, o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a ameaçar Nicolás Maduro. Em entrevista ao site Politico, Donald Trump declarou que os dias do líder chavista na presidência da Venezuela “estão contados”.

Até o momento, o governo da Venezuela não se manifestou sobre o episódio.

Conflito na região do Caribe

Em agosto, o governo dos EUA, sob o comando de Donald Trump, iniciou uma ofensiva militar na América Latina e no Caribe, enviando navios de guerra com tropas para a área. Posteriormente, o reforço da frota incluiu caças F-35, um submarino nuclear e o maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford.

O Pentágono lançou em novembro a operação militar Lança do Sul, com o objetivo de desmantelar o tráfico de drogas realizado por cartéis que atuam na região. Já foram atacadas 23 embarcações em águas do Caribe e do Oceano Pacífico, próximas à Venezuela e à Colômbia.

Apesar das alegações oficiais, o foco das ameaças de Donald Trump tem sido o presidente venezuelano Nicolás Maduro, que é acusado de liderar o cartel Los Soles, um dos grupos criminais responsáveis pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos.

Veja Também