CAROLINE HARDT
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
As buscas no Google por liraglutida dispararam após o lançamento do medicamento Olire, conhecido como o Ozempic brasileiro, com aumento de 1.100% na primeira semana de agosto, segundo o Google Trends.
Embora o crescimento recente das buscas por Olire tenha sido expressivo, o interesse por remédios para emagrecer já é alto neste ano. A expressão “remédio para emagrecer” é mais pesquisada no Google do que “dieta para emagrecer”.
A liraglutida é usada diariamente e age como um análogo do hormônio GLP-1, que ajuda a controlar o açúcar no sangue e a sensação de saciedade. Este princípio ativo está presente em medicamentos como Victoza, Saxenda, e na caneta brasileira lançada em farmácias em 4 de agosto, data em que as buscas atingiram o pico.
Outros termos populares incluem “ozempic para emagrecer” (4º lugar), “mounjaro para emagrecer” (7º lugar) e “injeção para emagrecer” (8º lugar). Termos relacionados a métodos sem uso de remédios aparecem menos, como “chá para emagrecer” (2º lugar), “treino para emagrecer” (9º) e “suco para emagrecer” (10º).
As buscas por nomes de medicamentos para perda de peso, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, aumentaram 80% no Brasil ao longo do ano.
A partir de agosto, o interesse em “canetas emagrecedoras” superou as buscas por “dietas”, coincidindo com o início da venda do Olire, que é uma opção mais acessível para tratar a obesidade.
O Brasil está entre os países mais interessados em tirzepatida, substância ativa do Mounjaro e Zepbound, ocupando a 4ª posição mundial, e em 8º lugar para semaglutida, presente em Ozempic, Wegovy e Rybelsus.
As perguntas mais feitas em 2025 sobre remédios para emagrecer são “o que é Mounjaro”, seguida de “para que serve Ozempic” e “orlistate, para que serve?”. Este artigo oferece respostas claras para essas dúvidas e outras.