Human Rights Watch, organização não governamental focada em direitos humanos, acredita que El Salvador pode estar se encaminhando para uma ditadura semelhante à da Venezuela sob o governo de Hugo Chávez.
Essa opinião foi expressa por Juan Pappier, vice-diretor para as Américas da HRW, após a Assembleia Legislativa do país aprovar na quinta-feira (31/7) uma reforma constitucional que permite a reeleição indefinida do presidente Nayib Bukele.
“Eles estão trilhando o mesmo caminho da Venezuela. Tudo começa com um líder que utiliza sua popularidade para centralizar o poder e pode terminar em uma ditadura”, destacou a ONG em uma publicação na rede social X (antigo Twitter).
Em outra publicação no X, Pappier alertou sobre as advertências da Corte Interamericana de Direitos Humanos em relação aos riscos que propostas como a de El Salvador representam à democracia.
Ele também mencionou que o vice-presidente Félix Ulloa removeu uma postagem na qual declarava discordar da reeleição ilimitada. Ulloa ressaltou que o projeto não foi incluído nas análises de reformas constitucionais realizadas entre 2020 e 2021.