O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, falou nesta quarta-feira (3) sobre o andamento do projeto Zona Verde, que visa implementar um sistema de estacionamento rotativo pago em várias áreas do Plano Piloto, como Asa Sul, Asa Norte, Sudoeste, Noroeste, Esplanada e Eixo Monumental, com concessão do serviço por 20 anos. O estudo técnico com os detalhes do funcionamento da Zona Verde foi finalizado há mais de um ano e aprovado pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), mas o projeto ainda não avançou.
Ibaneis explicou que a Zona Verde não foi instaurada porque as obras do BRT ainda não foram concluídas. Apesar da frota de ônibus ter sido renovada, o sistema depende da entrega dos trechos Sul e Norte do BRT, que ainda estão em construção, afirmou o governador durante um evento do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE).
Ibaneis ainda comentou que a recente crítica ao projeto está ligada ao cenário político e eleitoral atual do Distrito Federal. Ele acredita que essa questão será retomada no futuro e com o apoio daqueles que hoje a criticam, pois a oposição tende a apoiar a implantação da Zona Verde no futuro.
Ibaneis Rocha, que pretende disputar uma vaga no Senado, destacou que o sistema de estacionamento pago deve ser implementado de forma que não prejudique as pessoas que precisam usar o carro diariamente para trabalhar.
Infraestrutura e mobilidade
O governador ressaltou que o foco principal agora é melhorar o transporte público, incluindo modernizar a frota de ônibus e expandir o metrô, passos importantes para diminuir o uso do carro particular. Ele explicou que essa é uma estratégia comum em cidades modernas e essencial para o Distrito Federal.
Ibaneis também falou sobre o impacto da falta de vagas para estacionamento no Plano Piloto, que tem afetado o comércio local. Ele disse que a ausência de estacionamentos tem sido reclamação frequente dos comerciantes, pois os clientes encontram dificuldade para parar o carro, o que tem levado o fechamento de lojas de rua.
Essa situação faz com que os comerciantes prefiram se mudar para shoppings, onde há mais vagas disponíveis. A Zona Verde poderia ajudar a organizar melhor essas vagas e aumentar a rotatividade dos carros nas áreas comerciais, beneficiando o comércio local.

