O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que criar uma moeda única para os países do bloco dos Brics não é uma meta imediata do grupo. O pronunciamento foi feito na quinta-feira (4/12) durante uma visita à Índia. A redução da dependência do dólar nas transações comerciais entre os Brics é uma causa apoiada pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“No momento, não planejamos a criação de uma moeda única dentro dos Brics. Trata-se de um processo gradual”, explicou Putin.
Segundo o líder russo, que representa um dos dez membros completos do grupo de economias emergentes, a implementação dessa medida deve ser feita com cautela, respeitando o passo a passo necessário.
Mesmo com a posição atual expressa por Putin, a ideia de desenvolver uma moeda comum para as negociações internas entre os países dos Brics, com o objetivo de diminuir a dependência do dólar no comércio global, tem sido tema de discussões há alguns anos.
O presidente brasileiro é um entusiasta dessa proposta. Em julho deste ano, durante a cúpula dos Brics no Rio de Janeiro, Lula reconheceu que obstáculos políticos dificultam a criação da nova moeda, entretanto ressaltou a importância de definir uma nova solução para avançar nessa direção.
