O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, enfatizou neste sábado (5/7) a importância de criar um “multilateralismo moderno”, defendendo mudanças no Fundo Monetário Internacional (FMI). O pronunciamento ocorreu na abertura da reunião dos ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do Brics, realizada no Rio de Janeiro.
“Esse novo multilateralismo é, na verdade, uma ‘reglobalização sustentável’ — um novo modelo de globalização voltado ao desenvolvimento social, econômico e ambiental para toda a humanidade”, afirmou o ministro.
Durante seu discurso, Haddad, que auxilia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, destacou dois acordos importantes feitos no encontro. O primeiro é o apoio à criação de uma Convenção-Quadro das Nações Unidas para a Cooperação Internacional Tributária, que visa estabelecer um sistema tributário internacional mais inclusivo, justo e eficiente.
“Esse é um avanço vital para garantir que os indivíduos mais ricos do planeta contribuam com a parcela justa de impostos”, ressaltou o ministro.
A segunda proposta envolve reformas na estrutura do FMI para torná-lo mais representativo dos países emergentes e em desenvolvimento.
“A declaração pede que o FMI reflita melhor as mudanças na economia mundial, permitindo que as nações em crescimento tenham maior participação nas decisões da instituição”, explicou Haddad. “Juntos, podemos fortalecer a influência desses países no FMI.”