O prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, sancionou uma lei aprovada pela Câmara Municipal que estabeleceu o dia 7 de julho, uma segunda-feira, como feriado municipal. Essa data corresponde ao segundo dia da Reunião de Cúpula do Brics, que reúne chefes de estado e governo de mais de 20 nações.
Além do feriado, a prefeitura também decretou ponto facultativo para os órgãos públicos municipais no dia 4 de julho, uma sexta-feira. Essa medida foi tomada devido à série de eventos oficiais relacionados à cúpula, que começa no domingo, dia 6, mas já no fim de semana, dias 4 e 5, ocorrem reuniões entre presidentes dos bancos centrais e ministros da Fazenda dos países participantes.
O termo Brics é um acrônimo formado pelas iniciais, em inglês, dos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O bloco inclui ainda outros países importantes como Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã, além de mais dez parceiros: Belarus, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Nigéria, Malásia, Tailândia, Uganda, Uzbequistão, e Vietnã.
Representantes de todas essas nações estarão presentes no Rio de Janeiro durante o ponto facultativo, o final de semana e o feriado.
As reuniões dos presidentes dos bancos centrais e dos ministros da Fazenda ocorrerão em um hotel situado na Avenida Atlântica, em Copacabana. Já a cúpula principal será realizada no Museu de Arte Moderna, localizado no Parque do Flamengo.
Informações da Agência Brasil.