23.5 C
Brasília
terça-feira, 04/11/2025




Brasilienses aproveitam o Feirão para negociar dívidas

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
23.1 °
74 %
2.1kmh
75 %
qua
31 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
27 °
dom
20 °

Em Brasília

Com o fim do ano se aproximando, muitos moradores de Brasília estão buscando negociar suas dívidas para iniciar 2026 sem preocupações financeiras. Desde segunda-feira (3), está acontecendo o Feirão Limpa Nome da Serasa, que tem tido grande adesão na capital. No primeiro dia, mais de 5.000 acordos foram fechados no Distrito Federal, segundo a organizadora Mônica Seabra.

O evento vai até 30 de novembro e conta com a participação de mais de 1,6 mil empresas, além do apoio dos Correios. O atendimento pode ser feito presencialmente nas agências dos Correios ou online nos canais oficiais da Serasa.

Mônica destacou que o Feirão aumentou sua procura significativamente no DF: foram feitos 5.172 acordos no primeiro dia, um crescimento de 144% em relação ao ano anterior no mesmo período, que teve 2.117 acordos. Até o meio da tarde do segundo dia, foram mais 3.219 negociações realizadas.

Um exemplo é Herlien Ferreira, de Taguatinga, que aproveitou o evento para resolver uma dívida antiga. “Vi na televisão o início do feirão e decidi tentar parcelar meu débito”, contou. Ele, assim como cerca de 1,4 milhão de brasilienses, estava inadimplente. Com um atendimento rápido na Agência Central dos Correios, ele conseguiu negociar uma dívida de cartão de crédito que já ultrapassava R$ 6.000.

Herlien deu uma entrada de R$ 1.000 e agora planeja pagar o restante de forma parcelada, visando virar o ano com mais tranquilidade e responsabilidade financeira. “Quero manter meu crédito em dia para comprar com mais sabedoria”, afirmou.

Outra pessoa beneficiada foi Sinvaldo Santana, morador de Sobradinho, que adiou a negociação para quando estava próximo ao local de atendimento. Ele deve quitar uma dívida decorrente de contas telefônicas com o auxílio do Feirão. “A ação facilita muito a resolução de débitos; consegui até parcelar no boleto, mas vou pagar à vista para melhorar minha situação”, disse.

Diminuição da inadimplência

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), 76,5% das famílias do DF estavam com dívidas em outubro de 2025. Dessas, 42,1% tinham contas atrasadas, e 18,4% não conseguiam pagar suas dívidas.

Em números absolutos, são 819.778 famílias endividadas, 450.778 com atrasos e 196.931 sem condições de quitar o débito. A crescente inadimplência motivou o sucesso do Feirão Limpa Nome no DF.

Mônica Seabra destacou que o evento tem potencial para diminuir o endividamento na capital. “Nas edições passadas, conseguimos reduzir a inadimplência em 15%. Estamos confiantes nos resultados deste ano”, afirmou. Ela também ressaltou a importância de monitorar o CPF para evitar surpresas com dívidas.

“Muitos consumidores descobrem que estão negativados sem saber o motivo, seja por conta de empréstimos feitos por terceiros ou contas em atraso. É fundamental acompanhar o CPF para evitar surpresas desagradáveis”, recomendou.




Veja Também