19.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/11/2024
--Publicidade--

Brasília sedia até sexta a 11ª Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.7 °
94 %
3.6kmh
75 %
seg
23 °
ter
24 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
27 °

Em Brasília

Evento tem cursos, seminários, debates, feiras, exposição e degustação.
Emater estima que 160 mil brasilienses prefiram produtos do tipo.

Brasília recebe até o dia 31 de maio a 11ª Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, com cursos, seminários, debates, feiras, exposição e degustação. O evento ocorre simultaneamente em 22 unidades da federação. As atividades foram definidas pela Secretaria de Agricultura.

“A ideia é divulgar ao público urbano os benefícios do alimento orgânico; eles vão muito além da nutrição”, disse o diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável, Roberto Bemfica.

A abertura ocorreu neste domingo no Parque da Cidade. As atividades visam destacar os benefícios dos produtos – livres de agrotóxicos e sem causar impacto ao meio ambiente – e conscientizar consumidores, que muitas vezes acham altos os valores cobrados no mercado.

Bemfica acrescenta que o produtor deve se comprometer não apenas com a safra, mas também garantir a proteção ao solo, às águas, à biodiversidade e ao respeito social. “Os filhos dos trabalhadores rurais que trabalham na plantação devem estar na escola; os idosos, aposentados; há uma série de responsabilidades em torno desse alimento.”

O encerramento das ações será no Jardim Botânico e marcará também a abertura da Semana Nacional do Meio Ambiente. Segundo o Ministério da Agricultura, a área de orgânicos no Brasil é de aproximadamente 750 mil hectares, contando com mais de 10 mil produtores e aproximadamente 13 mil unidades de produção.

No DF, a Emater registra área cultivada de orgânicos de aproximadamente 775 hectares, sendo 220 propriedades e 600 pessoas envolvidas no processo produtivo. Com relação ao consumo, o órgão destaca que pelo menos 160 mil brasilienses preferem orgânicos em suas mesas.

Fonte:g1

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -