16.5 C
Brasília
quinta-feira, 23/10/2025

Brasília se oferece para final da Libertadores 2025

Brasília
céu limpo
16.5 ° C
16.5 °
14.2 °
74 %
2.6kmh
0 %
qui
26 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
31 °
seg
31 °

Em Brasília

Governador Ibaneis Rocha colocou Brasília como opção para sediar a final da Libertadores de 2025, depois que Lima, no Peru, passou por um estado de emergência. A final está marcada para 29 de novembro. O governo do Distrito Federal propõe a Arena BRB Mané Garrincha para receber o jogo, garantindo segurança e estabilidade diante das manifestações e da instabilidade política no Peru.

A Copa Libertadores está agora na semifinal, com Flamengo enfrentando Racing, da Argentina, e Liga Deportiva Universitaria (LDU), do Equador, contra Palmeiras. Os vencedores desses jogos farão a final em único duelo. Em comunicações oficiais ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, e ao presidente da CBF, Samir Xaud, Ibaneis Rocha afirmou que a Arena BRB Mané Garrincha está preparada para o evento. “É o segundo maior estádio do Brasil, com capacidade para 72.851 espectadores, podendo sediar um evento dessa importância”, destacou o governador.

Além disso, Ibaneis Rocha ressaltou que a cidade oferece segurança completa e infraestrutura de alta qualidade, incluindo manutenção do gramado e suporte das forças de segurança. Brasília também possui uma rede hoteleira ampla, infraestrutura urbana moderna e localização estratégica da arena, próxima de shoppings, restaurantes, hotéis, museus, parques e edifícios governamentais. O acesso é facilitado por aeroporto, rodoviária, transporte público e ciclovias, garantindo mobilidade segura para todos os envolvidos.

Ibaneis Rocha enfatizou a experiência de Brasília na organização de grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo FIFA 2014, Jogos Olímpicos de 2016, Copa América, Supercopa do Brasil, jogos da Seleção Brasileira e etapas das Ligas das Nações de Vôlei. Segundo ele, essa bagagem faz da capital uma escolha segura e eficaz para sediar a final da Libertadores em novembro.

O Distrito Federal tem tido um crescimento no turismo internacional, recebendo 80.966 visitantes estrangeiros de janeiro a setembro de 2025, uma alta de 75,6% em relação ao ano anterior, destacando Brasília como porta de entrada importante do Brasil.

Casa da Seleção Brasileira

Nos últimos anos, Brasília tem sido a casa da Seleção Brasileira, recebendo jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo, com público recorde de 70.027 pessoas no confronto contra a Colômbia. A Arena BRB Mané Garrincha recebeu 11 partidas da Seleção masculina após sua reforma, incluindo jogos da Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpíadas e amistosos. A capital também acolheu jogos da Seleção feminina e será sede da Copa do Mundo Feminina de 2027.

Capital dos grandes eventos

Brasília confirma sua vocação para grandes eventos esportivos e culturais, recebendo competições de rally, vôlei de praia, boxe, kickboxing, tênis, além de eventos de turismo, música e festivais diversos, mostrando sua infraestrutura e qualidade de vida como diferenciais.

Informações oficiais do governo do Distrito Federal.

Veja Também