Deputado Daniel de Castro apresentou um projeto para conceder o título de cidadão honorário de Brasília ao Apóstolo Valdemiro Santiago de Oliveira.
Fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD) em 1997, Valdemiro Santiago é natural de Minas Gerais e lidera uma rede com mais de 1.400 templos, incluindo diversos no Distrito Federal.
A homenagem é justificada pelo trabalho social da igreja no DF, que inclui a doação de cestas básicas, roupas e kits de higiene para famílias carentes; ações na área da saúde, como campanhas de doação de sangue e mutirões preventivos; programas para ajudar dependentes químicos; e cursos profissionalizantes gratuitos que promovem a geração de renda e ajudam no combate ao desemprego.
O projeto reconhece os serviços importantes prestados à comunidade, integrando Valdemiro Santiago ao grupo de pessoas que contribuem para o desenvolvimento social e humano da capital.
Controvérsias
Valdemiro Santiago enfrenta várias acusações, a mais conhecida sendo a venda de sementes de feijão prometendo cura para a covid-19 durante a pandemia, o que resultou em uma ação do Ministério Público Federal por danos coletivos.
A Igreja Mundial do Poder de Deus também tem centenas de processos devido a dívidas, especialmente relacionadas a aluguel e emissoras de TV.
Valdemiro possui um patrimônio pessoal significativo e está sendo investigado pela Polícia Federal por suspeita de lavagem de dinheiro. Ele também já foi preso anteriormente por porte ilegal de armas.