22.5 C
Brasília
quinta-feira, 29/01/2026

Brasília monta esquema de segurança para final da Supercopa entre Flamengo e Corinthians

Brasília
chuva fraca
22.5 ° C
22.5 °
21.7 °
73 %
1.5kmh
75 %
sex
27 °
sáb
24 °
dom
24 °
seg
24 °
ter
19 °

Em Brasília

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal organizou um esquema especial para garantir a segurança durante a final da Supercopa entre Flamengo e Corinthians, que será realizada no domingo, 1º de fevereiro, às 16h, na Arena BRB Mané Garrincha. A expectativa é de um público de 71 mil pessoas, com abertura dos portões ao meio-dia.

O plano, criado através do Protocolo de Operações Integradas, reúne forças de segurança, órgãos públicos e empresas privadas para coordenar o evento. Cerca de 600 câmeras do Centro de Comando e Controle da Arena estarão conectadas ao Programa de Videomonitoramento Urbano e monitoradas pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Será montada uma central policial próxima ao estádio para acompanhar as ocorrências em tempo real, com suporte da 5ª Delegacia de Polícia.

No Distrito Federal, 31 órgãos participam do monitoramento, incluindo os governos local e federal. As imagens das câmeras de alta resolução ajudam no controle do trânsito e em emergências.

Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública, afirmou que o Distrito Federal está preparado para sediar eventos dessa magnitude, com a segurança atuando integrada para garantir organização e tranquilidade, esperando um evento com poucos incidentes e controle dos impactos no trânsito.

A Polícia Militar do Distrito Federal reforçará o policiamento dentro e nos arredores da Arena, também acompanhando os deslocamentos das equipes e áreas estratégicas da cidade. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) será responsável pela organização do trânsito, enquanto o Corpo de Bombeiros fiscalizará a prevenção contra incêndios e estará em prontidão.

Empresas particulares prestarão serviços de segurança privada, brigadistas e atendimento médico inicial. O público passará por revista, sendo proibidos itens como sinalizadores, fogos, capacetes, garrafas de vidro, guarda-chuvas, carrinhos de bebê, frascos de perfume, cigarros, vapes, objetos cortantes, drones não autorizados e manifestações ofensivas.

O Detran-DF implementará medidas viárias próximas ao local para organizar o trânsito e garantir a segurança dos pedestres. Na Via N1, próximo ao Planetário, haverá ponto de travessia e fiscalização reforçada para evitar estacionamento irregular. Após a partida, o trânsito será liberado em três faixas da Via N1, com semáforos em modo intermitente e guinchos à disposição. Os motoristas devem seguir as orientações para evitar problemas.

Com informações da SSP-DF

Veja Também