19.5 C
Brasília
quarta-feira, 08/10/2025

Brasileiros vão criar filmes em programas ligados a Cannes

Brasília
céu limpo
19.5 ° C
19.5 °
19.5 °
56 %
0.5kmh
0 %
qua
33 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
30 °
dom
31 °

Em Brasília

A Residência do Festival de Cannes e o ateliê Next Step da Semana da Crítica anunciaram na segunda-feira (6/10) os jovens cineastas selecionados para apoio no desenvolvimento de longas-metragens. Entre eles, destacam-se dois cineastas brasileiros: Laís Santos Araújo, de Alagoas, e Bruno Ribeiro, do Rio de Janeiro.

A 50ª edição da Residência do Festival de Cannes reúne seis cineastas de diferentes países. Laís Santos Araújo participa com o projeto “Infantaria”, que é uma expansão do curta-metragem premiado no Festival de Berlim em 2023. Este longa, selecionado também na 17ª edição da Fábrica de Cinema de Cannes, aborda temas como o direito ao aborto.

O programa de residência artística do Festival de Cannes, que existe há 25 anos, tem o objetivo de identificar e apoiar novos talentos do cinema mundial. A cada ano, dois grupos de cineastas permanecem em Paris por quatro meses, em um ambiente colaborativo com profissionais do setor para estimular a criação e o desenvolvimento de roteiros.

A 50ª edição do programa ocorre entre 1º de outubro de 2025 e 15 de fevereiro de 2026. Laís já está em Paris, convivendo com cineastas da Argentina, Eslováquia, Ucrânia, Irã e África do Sul, o que enriquece a troca cultural e profissional.

De acordo com Laís, a experiência tem sido única, pois está conhecendo a cidade de Paris e interagindo com diretores e roteiristas de diversas origens. Ela ressaltou a importância do contato com profissionais do cinema, produtores e festivais, que trazem visibilidade aos projetos participantes. A cineasta também destacou que sua seleção reflete um avanço nas políticas públicas de incentivo cultural em Alagoas, onde o projeto teve início.

No início do ano, o brasileiro Rodrigo Ribeyro também participou do programa com seu primeiro longa, “Muganga”. O programa já acolheu cineastas renomados internacionalmente, como Lucrecia Martel, Nadav Lapid, Lukas Dhont e Carla Simón, sendo uma etapa fundamental para o desenvolvimento da carreira desses profissionais.

Além disso, o programa Next Step da Semana da Crítica de Cannes contará com a participação do cineasta brasileiro Bruno Ribeiro. Ele participará de uma residência de uma semana em dezembro, com seu projeto de longa-metragem “Sábado em Copacabana”, produzido pela Reduto Filmes.

O filme seguirá a trajetória noturna e pessoal de uma jovem pianista nos bares e rodas de samba do Rio de Janeiro, explorando uma narrativa visual dinâmica e inspirada pela cultura local, pela comédia clássica de Hollywood e pela chanchada brasileira, com seu ritmo e ironia.

Bruno Ribeiro foi premiado em 2022 com o Urso de Prata de curta-metragem na Berlinale por “Manhã de Domingo”. Sua participação no Next Step será uma parceria com o Projeto Paradiso, uma iniciativa do Instituto Olga Rabinovich que apoia talentos do audiovisual brasileiro.

O programa Next Step já recebeu diversos projetos brasileiros e é reconhecido por impulsionar novas vozes do cinema nacional no cenário internacional.

Veja Também