25.9 C
Brasília
domingo, 28/09/2025




Brasileiros mostram cuidado com a saúde do coração

Brasília
céu limpo
25.9 ° C
25.9 °
25.6 °
36 %
2.5kmh
3 %
seg
32 °
ter
33 °
qua
32 °
qui
31 °
sex
24 °

Em Brasília

Uma pesquisa com 2 mil pessoas pelo Brasil revela que muitos brasileiros estão preocupados em manter hábitos bons para o coração.

Realizada entre 25 de agosto e 2 de setembro pelo Instituto Ipsos a pedido da farmacêutica Novartis, a pesquisa mostrou que 64% das pessoas mudaram seus hábitos para cuidar melhor do coração.

Além disso, 76% sabem que podem evitar um infarto, e 72% conhecem alguém que já sofreu um.

Entre quem mudou, 70% passaram a comer melhor, 64% começaram a se exercitar e 45% buscam atividades para diminuir o estresse.

Maria Cristina Izar, cardiologista e presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, comemorou os resultados: “As pessoas estão mais informadas e interessadas em manter o coração saudável, o que é importante para envelhecer melhor.”

No entanto, apesar de 82% entenderem que o infarto pode ocorrer em qualquer idade, 51% não sabiam que os sintomas são diferentes entre homens e mulheres.

Maria Cristina Izar explica que, para as mulheres, os sinais podem ser cansaço intenso, náusea, dor nas costas, no pescoço ou falta de ar, sintomas que muitas vezes são confundidos com estresse ou ansiedade, atrasando o diagnóstico e tratamento.

Exames

Um ponto positivo é que 77% sabem que existem diferentes tipos de colesterol, e 82% reconhecem que o colesterol ruim (LDL) pode afetar pessoas de todas as idades.

Mais da metade, 55%, entende que o colesterol ruim alto aumenta o risco de infarto, e 80% já fizeram exames para medir o colesterol.

No caso dos exames, 77% mostram os resultados a algum médico, principalmente clínico geral, seguido por cardiologista.

Maria Cristina Izar alerta que 18% das pessoas não mostram sempre os resultados a um médico, o que é perigoso, pois é fundamental que um profissional avalie os resultados para orientar tratamentos adequados.

Com informações da Agência Brasil.




Veja Também