O perfil no Instagram do presidente da Argentina, Javier Milei, foi tomado por comentários em português após o líder ultraliberal publicar, na segunda-feira (15/12), uma ilustração que mostra a Argentina como futurista e o Brasil como uma grande favela.
Na segunda-feira, Javier Milei fez uma série de postagens celebrando a vitória do candidato de direita José Antonio Kast nas eleições do Chile, e em algumas delas o argentino publicou mapas mostrando a divisão do continente conforme a orientação política dos presidentes.
A postagem mais controversa, feita nos Stories do Instagram, retrata a América do Sul dividida em dois grupos: na primeira, Brasil, Uruguai, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e Colômbia aparecem como uma grande favela. Em contraste, a Argentina (além de Chile, Paraguai, Equador, Bolívia e Peru) está na parte futurista e desenvolvida do mapa.
A publicação gerou forte reação de brasileiros, que inundaram diversas postagens de Milei com comentários em português. Os internautas brasileiros fizeram piadas sobre a crise econômica argentina, a desvalorização do peso e os empréstimos financeiros que Milei solicitou aos Estados Unidos.
“São Paulo sendo maior que a Argentina”, comentou um usuário, com mais de 600 curtidas. “Com 5 reais compro a Argentina inteira”, escreveu outro. “Argentina é apenas um bairro pobre do Brasil”, afirmou uma postagem.
Em outro comentário, um usuário comparou o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e da Argentina em 2024: “O PIB do Brasil é mais de três vezes maior que o da Argentina”. Em outra mensagem, alguém afirmou que Milei cometeu um erro ao “mexer com o Brasil”. “Ele tem muita coragem de mexer com o Brasil… Nós brasileiros somos o puro caos quando falam mal do nosso país”, disse.
Os brasileiros não se limitaram a comentar apenas sobre o Brasil nas postagens de Milei, mas também invadiram outras publicações recentes do líder argentino. Em algumas delas, apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicaram gifs do petista e fizeram piadas sobre a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Milei.
Continente dividido
O continente está claramente dividido. Com a eleição de José Antonio Kast no Chile, dos 12 países da América do Sul, metade dos governos segue uma linha política e a outra metade segue a linha oposta.
Políticos brasileiros de direita também comemoraram a vitória do conservador Kast sobre a candidata de esquerda Jeannette Jara. O presidente Lula reconheceu publicamente a vitória do chileno e o felicitou.
José Antonio Kast assumirá a presidência do Chile somente em março de 2026.

