28.5 C
Brasília
segunda-feira, 25/08/2025

Brasileiros divididos sobre afastamento do ministro Moraes

Brasília
céu pouco nublado
28.5 ° C
29.5 °
28.5 °
23 %
3.1kmh
20 %
seg
29 °
ter
30 °
qua
30 °
qui
30 °
sex
28 °

Em Brasília

Uma recente pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (25/8) revela que 46% dos brasileiros apoiam o afastamento do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, enquanto 43% são contrários. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, o resultado indica um empate técnico. Outros 11% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder.

O estudo, com 95% de confiança, foi realizado entre 13 e 17 de agosto com 2.004 participantes com mais de 16 anos.

Quando perguntados sobre seu posicionamento quanto ao afastamento do ministro Alexandre de Moraes, as respostas foram: sim, 46%; não, 43%; e 11% não souberam ou não responderam.

Após a decisão do ministro Moraes de determinar que o ex-presidente Jair Bolsonaro cumpra prisão domiciliar, membros da oposição no Senado protocolaram um pedido de afastamento do magistrado.

Se o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), concordar em iniciar o processo de afastamento, serão necessários os votos de 54 senadores, equivalentes a dois terços do total de 81, para que o pedido seja aprovado. No entanto, Alcolumbre já afirmou que não colocará o tema em pauta, mesmo que todos os senadores assinem o requerimento.

Outra revelação da pesquisa aponta que 49% dos entrevistados consideram injusta a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Moraes, enquanto 39% acham a punição justa. Do total, 12% não souberam ou não responderam.

A legislação americana prevê sanções como bloqueio de bens e contas em território dos EUA, além da proibição de entrada no país. A medida é direcionada a estrangeiros envolvidos em corrupção ou sérias infrações contra direitos humanos.

Veja Também