Ariel Lubliner, brasileiro e major-general da reserva do Exército de Israel, faleceu no sul da Faixa de Gaza aos 34 anos. A notícia da morte do militar foi dada pelo ministro da Defesa israelense, Israel Katz, neste sábado (30/8).
“Em nome de todo o setor de defesa, envio minhas sinceras condolências à família do falecido major-general (res.) Ariel Lubliner, um soldado do Grupo Logístico 6036, que morreu no sul da Faixa de Gaza”, escreveu Katz.
De acordo com o ministro, Ariel imigrou do Brasil para Israel há sete anos, foi convocado para a reserva em 7 de outubro de 2023 e desde então tem se dedicado intensamente à defesa do Estado de Israel.
Embora a causa oficial da morte não tenha sido revelada, o jornal israelense Times of Israel informou que o caso está sendo investigado como “fogo amigo”.
Na sexta-feira (29/8), as tropas israelenses suspenderam as pausas táticas na Cidade de Gaza, bem como o acesso da ajuda humanitária ao local. Essa ação faz parte do cerco ao território, que representa a maior área urbana do território palestino.
Mesmo diante de pressões internacionais por um cessar-fogo com o Hamas, o governo de Benjamin Netanyahu alega a necessidade de continuar a ofensiva até eliminar completamente o grupo. Até o momento, o número de palestinos mortos no conflito ultrapassa 62 mil.