Felipe Sousa Lazaballet, de 40 anos, fez história ao se tornar o primeiro brasileiro eleito deputado estadual na Flórida, Estados Unidos. Natural de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, Felipe chegou aos EUA ainda jovem e viveu anos em situação irregular.
Além de ser o primeiro brasileiro no cargo, Felipe também é o primeiro imigrante abertamente gay a ocupar a posição no estado. Ele celebrou o feito nas redes sociais, dizendo que sua trajetória representa o sonho americano. Ele afirmou: “Eu vim para cá sem documentos, sem nada em meu nome, e agora terei o grande privilégio de lutar por minha comunidade como um líder eleito.”
Felipe foi beneficiado pelo programa federal DACA, criado no governo de Barack Obama. O programa protege imigrantes que chegaram aos EUA antes dos 16 anos da deportação e oferece autorização para trabalhar.
Em 2021, Felipe Sousa Lazaballet se naturalizou cidadão norte-americano, marcando mais um passo importante em sua jornada.
