Após uma virada surpreendente em um esporte tradicionalmente dominado pelos norte-americanos, os brasileiros rapidamente lotaram as redes sociais com memes para celebrar a vitória e brincar com a equipe de basquete dos Estados Unidos e o próprio país. A seleção dos EUA foi superada pelo Brasil por 92 a 77 na semifinal da Copa América de Basquete, realizada na Nicarágua, em partida disputada no sábado (30/8). A web brasileira aproveitou o momento para transformar a vitória em uma verdadeira festa digital.
Na conta oficial da equipe americana no X, onde foi anunciada a derrota, os brasileiros dominaram os comentários com memes, vídeos e GIFs cheios de rivalidade esportiva e política contra os norte-americanos.
Destaque para inúmeras versões de imagens do jogador aposentado Vampeta em um ensaio fotográfico nu, conhecido nas redes como “vampetaço”.
Também marcou presença o famoso cachorro caramelo, símbolo cultural não oficial do Brasil, que apareceu em diversas versões na conta dos americanos, seja dançando, fazendo poses ou até segurando uma águia-careca (símbolo dos EUA) na boca.
Internautas não pouparam comentários humorísticos: “A crise chegou até no esporte. Sobrou nada para os caras”, brincou um usuário. Outro comentou: “Fala, gringuinhos! Trump esqueceu de cobrar a taxa de chocolate dado pelo Brasil”. E ainda: “Bota o time de verdade agora! Virou costume apanhar para o Brasil com ‘S’, seus fracos!”
O próximo desafio do Brasil será contra a Argentina, que venceu o Canadá por 83 a 73 logo após a vitória verde e amarela. A final entre as duas equipes sul-americanas será no domingo (31/8), às 21h. O Brasil levantou a taça quatro vezes, sendo a última em 2007, enquanto a Argentina soma três títulos, o mais recente conquistado em 2022.
Resumo do jogo
O confronto começou favorável para os Estados Unidos, que abriram uma boa vantagem no início do primeiro quarto, chegando a liderar por seis pontos. O placar terminou 20 a 23 a favor dos americanos.
O segundo quarto iniciou bem para o Brasil, mas os EUA souberam aproveitar os erros brasileiros, terminando essa etapa com 52 a 38 no placar, 14 pontos à frente.
No terceiro quarto, os Estados Unidos chegaram a estar 20 pontos na frente, mas perderam o ritmo e encerraram essa fase com 68 a 58 para o Brasil.
Quando a partida parecia perdida, a equipe brasileira reagiu de maneira impressionante. Os americanos chegaram a estar na frente por 65 a 75, mas então o Brasil assumiu o controle da partida, ponto a ponto, virando o placar para 76 a 75 e mantendo o bom desempenho até o apito final, fechando o jogo em 92 a 77 para o Brasil.