Os famosos orelhões, que são telefones públicos muito usados no Brasil desde 1972 e foram desenhados pela arquiteta Chu Ming Silveira, serão desativados completamente até o final de 2028. Atualmente, restam cerca de 30 mil aparelhos, muito menos que o número original, que passou de 1,5 milhão.
Os contratos de telefonia fixa, assinados em 1998, terminarão em dezembro de 2025. Com isso, as empresas de telefonia estão mudando seus serviços para um novo modelo, retirando aos poucos os orelhões como parte de um plano para aumentar o acesso à telefonia para todos.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que aproximadamente 9 mil telefones públicos continuarão funcionando em áreas onde não há sinal 4G. A maioria está no estado de São Paulo, e sua localização pode ser consultada no site da Anatel.
As principais empresas do setor, como Oi, Vivo, Algar, Claro/Telefônica e Sercomtel, prometeram manter o serviço de voz em regiões isoladas até 2028, usando qualquer tecnologia que esteja disponível. A empresa Oi, que controla a maior parte dos orelhões (6.707 aparelhos) e está enfrentando dificuldades financeiras desde 2016, é a que mais está se adaptando. Vivo, Algar e Claro/Telefônica planejam desligar suas redes ainda neste ano, o que deixará cerca de 2 mil aparelhos fora de operação, além de 500 aparelhos da Sercomtel no Paraná.
Como compensação, essas empresas vão investir em melhorias na infraestrutura de telecomunicações, como instalar fibra óptica em áreas sem acesso, ampliar antenas 4G, criar redes celulares em cidades pequenas, instalar cabos submarinos e fluviais, oferecer conexão em escolas públicas e construir data centers. Essa mudança tem a intenção de melhorar a internet banda larga e modernizar o setor, conforme discutido pela Anatel com a chegada do fim dos contratos antigos.
Os orelhões que não têm obrigação de ser mantidos podem ser desligados se solicitados diretamente às operadoras ou por meio da Anatel, pelo telefone 1331 ou pelo site da agência.
Informações fornecidas pela Agência Brasil
