22.6 C
Brasília
sábado, 16/08/2025

Brasil terá menos desemprego, diz Mansueto Almeida

Brasília
céu limpo
22.6 ° C
25.4 °
22.5 °
43 %
6.2kmh
0 %
sáb
28 °
dom
28 °
seg
30 °
ter
29 °
qua
30 °

Em Brasília

São Paulo, 15 – Mansueto Almeida, economista-chefe do BTG Pactual, afirmou que o Brasil passará a ter uma taxa de desemprego mais baixa de forma estrutural. Isso significa que os efeitos da política monetária terão menor impacto visível no mercado de trabalho. Mesmo com sinais de queda nas vendas do varejo e produção industrial, os juros elevados não estão aumentando o desemprego.

Participando do AgroForum, evento promovido pelo BTG, Mansueto destacou que os juros altos afetarão mais os indicadores de atividade econômica do que o emprego.

Ele explicou que o desemprego considerado normal no Brasil agora será cerca de 6,5% a 7% ou até menos, um grande desafio para as empresas, pois anteriormente essa taxa neutra era de 10%.

O economista ressaltou que, para evitar que a falta de trabalhadores atrapalhe o crescimento, será necessário aumentar a produtividade, investindo em educação e inovação.

Mansueto também observou que jovens, mesmo com pouca qualificação, estão conseguindo empregos com mais facilidade, devido à transformação trazida pelos aplicativos de entrega e mobilidade.

Além disso, ele mencionou o fortalecimento do Bolsa Família, cujo orçamento cresceu significativamente, impactando a oferta de trabalho no país.

Veja Também