O Brasil confirmou 140 casos de Mpox até o início de 2026, sem registros de mortes causadas pela doença. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 9 de março apontam também 539 casos suspeitos e 9 prováveis.
Em janeiro, foram 68 casos confirmados e prováveis, em fevereiro 70 e em março 11. São Paulo lidera com 93 casos, seguido pelo Rio de Janeiro com 18 e Rondônia com 11.
Mpox é uma doença viral transmitida de animais para humanos, parecida com a varíola, porém geralmente menos grave. Ela pode ser passada pelo contato com pessoas infectadas, objetos contaminados ou animais portadores do vírus. Os sintomas mais comuns são erupções na pele, inchaço dos gânglios, febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios e cansaço.
Pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar atendimento médico e evitar contato próximo com outras pessoas para prevenir a transmissão.
