O Brasil enfrenta nesta sexta-feira (2/1) avisos de chuvas intensas e tempestades em todas as suas regiões. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), algumas áreas podem ser atingidas por tempestades com ventos que chegam a 100 km/h.
Estes eventos climáticos preocupantes afetam o Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal.
A previsão indica precipitações durante o dia, facilitadas por uma frente fria, que traz chuvas de intensidade moderada a forte, possíveis tempestades, ventos entre 40 e 50 km/h, e temperaturas elevadas em várias regiões do país.
No Sul, a frente fria traz chuva leve a moderada para o Paraná, áreas do sul e oeste de Santa Catarina e para o litoral norte e região metropolitana de Porto Alegre.
No Sudeste, as chuvas atingem o norte, oeste, interior, sul e a região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais, além de áreas do oeste, nordeste, norte e litoral de São Paulo.
No Centro-Oeste, mesmo com calor, o clima fica instável com possibilidade de pancadas de chuva em grande parte de Goiás, noroeste de Mato Grosso e sul e oeste de Mato Grosso do Sul.
No Nordeste, a chuva alcança o oeste da Bahia, interior do Piauí, além dos estados do Maranhão, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
No Norte, as instabilidades continuam, afetando Amazonas, Acre, sul do Pará, Roraima, Tocantins, Rondônia e o norte do Amapá.

