23.5 C
Brasília
quarta-feira, 30/07/2025

Brasil se posiciona contra ataques a usinas nucleares no Irã

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
24.8 °
22.8 °
34 %
3.1kmh
0 %
qua
28 °
qui
28 °
sex
27 °
sáb
27 °
dom
26 °

Em Brasília

O governo brasileiro manifestou nesta tarde de domingo (22/6) profunda apreensão diante da intensificação dos conflitos militares no Oriente Médio. Em uma declaração oficial, repudiou fortemente os ataques realizados por Israel e, mais recentemente, pelos Estados Unidos, a instalações nucleares localizadas no Irã, ressaltando que tais ações violam tanto a soberania nacional quanto as normas do direito internacional.

“Qualquer agressão contra centrais nucleares configura uma clara violação da Carta das Nações Unidas e das normas estabelecidas pela Agência Internacional de Energia Atômica”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado à imprensa.

Para o governo brasileiro, essas ações armadas ameaçam gravemente a vida e a saúde das populações civis ao colocá-las em risco de contaminação radioativa e a consequências ambientais de grande magnitude.

“O Brasil reafirma sua tradição de apoio ao uso pacífico da energia nuclear e rejeita firmemente qualquer tipo de proliferação nuclear, especialmente em áreas de instabilidade geopolítica, como o Oriente Médio”, acrescenta a nota oficial.

Além disso, o país condena os ataques mútuos contra regiões densamente habitadas que têm resultado em vítimas civis crescentes e na destruição de infraestruturas essenciais, incluindo unidades hospitalares protegidas pelo direito internacional humanitário.

O governo brasileiro enfatiza a necessidade urgente de que todas as partes envolvidas exerçam a máxima cautela e busquem soluções diplomáticas para interromper a escalada do conflito, criando condições para negociações de paz.

O agravamento da situação militar pode provocar consequências devastadoras, comprometendo a estabilidade regional e global, bem como os acordos multilaterais de não proliferação e redução de armamentos nucleares.

Veja Também