O Brasil está prestes a nomear um novo embaixador para atuar na Coreia do Norte, após um hiato de cinco anos sem um representante oficial naquele país. A confirmação veio nesta segunda-feira (24/11) pelo Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com o Itamaraty, Ricardo Primo Portugal, que detém o cargo de ministro de segunda classe, foi selecionado para liderar a embaixada brasileira em Pyongyang.
O diplomata, atualmente ministro-conselheiro na embaixada brasileira na Albânia, recebeu a aprovação formal (agrément) do governo liderado por Kim Jong-un para desempenhar suas funções na chancela brasileira.
O ministério declarou: “O governo brasileiro informa com satisfação que o governo da República Popular Democrática da Coreia concedeu o agrément a Ricardo Primo Portugal como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil naquele país.”
Ricardo Primo Portugal tem experiência prévia na Coreia do Norte, tendo residido em Pyongyang por aproximadamente cinco meses em 2010, durante seu primeiro trabalho na embaixada brasileira local.
A posição de embaixador em Pyongyang ficou vaga desde o início da pandemia de Covid-19, quando o então embaixador Luis Felipe Fortuna não conseguiu retornar ao país depois que as fronteiras foram fechadas em 2020.
Para que Ricardo Primo Portugal possa oficialmente assumir o cargo, é necessária ainda a aprovação do Senado, conforme determina a Constituição.
