O governo do Brasil pretende enviar uma resposta à União Europeia sobre a suspensão da importação de carne brasileira em até 15 dias, segundo anunciou o vice-presidente Geraldo Alckmin. A decisão da UE excluiu o Brasil da lista de países autorizados a exportar proteína animal para os países do bloco, a partir de setembro.
A suspensão aconteceu devido a novas diretrizes europeias relacionadas às exigências sanitárias, principalmente para combater a resistência bacteriana e o uso desnecessário de antibióticos na pecuária. Após reuniões entre representantes brasileiros e autoridades da UE, grupos técnicos de trabalho serão criados para fornecer as informações solicitadas e buscar reverter a suspensão.
Pedro Miguel da Costa e Silva, embaixador do Brasil na Comissão Europeia, participou dos encontros para discutir as medidas adotadas pelo bloco. Enquanto o governo brasileiro afirma que o país mantém elevados padrões sanitários em suas proteínas animais e vegetais, alguns membros veem a decisão da União Europeia como uma ação política com motivação econômica, especialmente diante do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, que entrou em vigor provisoriamente no início de maio.
