24.5 C
Brasília
sexta-feira, 10/10/2025

Brasil reconhece cessar-fogo em Gaza e mediação dos EUA

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
18.4 °
44 %
2.6kmh
0 %
sex
32 °
sáb
32 °
dom
27 °
seg
30 °
ter
23 °

Em Brasília

O Ministério das Relações Exteriores congratulou-se, nesta quinta-feira (9/10), com o anúncio do acordo entre Israel e Hamas que estabelece um cessar-fogo duradouro na Faixa de Gaza, marcando o término da guerra.

Em comunicado, o Itamaraty destacou o papel dos Estados Unidos na mediação do conflito, que completou dois anos recentemente.

“O governo brasileiro saúda o acordo celebrado entre Israel e o Hamas para implementar um novo cessar-fogo na Faixa de Gaza, localizada no Estado da Palestina. Este avanço ocorre após dois anos do início do confronto e envolve a implementação inicial de um plano destinado a encerrar o conflito. Reconhecemos, nesse contexto, o papel relevante desempenhado pelos Estados Unidos, valorizando também a participação dos demais países mediadores: Catar, Egito e Turquia”, afirma o comunicado.

Na etapa inicial deste plano, está prevista a libertação de reféns israelenses em troca da soltura de quase 2 mil prisioneiros palestinos detidos por Israel. A proposta ainda inclui a retirada gradual das tropas israelenses da região e a entrega de ajuda humanitária.

O governo brasileiro ressalta a importância da dimensão humanitária do acordo, destacando que o cessar-fogo deve proporcionar alívio real à população civil.

O Itamaraty sublinha a necessidade de garantir a assistência humanitária e o acesso das equipes da Organização das Nações Unidas (ONU) que atuam no local.

“O Brasil conclama as partes envolvidas a respeitarem todos os termos do acordo para assegurar a saída completa das tropas israelenses de Gaza, o início imediato do imprescindível processo de reconstrução da Faixa, sob coordenação e supervisão palestina, além da restauração da unidade político-geográfica da Palestina pelo seu legítimo governo”, ressalta a nota oficial brasileira.

Veja Também