Brasília, 19 – O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, comunicou a países da Liga Árabe que o Brasil deseja comprar mais produtos desses países, segundo nota do Ministério da Agricultura. “Queremos ampliar nossas compras, não só de fertilizantes, que são essenciais para nossa produção, mas também de outros produtos que os países da Liga desejam vender ao Brasil. Estamos abertos para negociações”, afirmou Fávaro durante encontro com o Conselho de Embaixadores da Liga dos Estados Árabes e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, na embaixada da Palestina em Brasília.
Fávaro ressaltou que o Brasil e a Liga Árabe têm 80 anos de relações diplomáticas, com o Brasil sendo o maior exportador mundial de produtos halal. “Dos produtos que o Brasil vende para a Liga Árabe, 75% são agrícolas, como carnes de aves e bovinas, açúcar, milho e mel. O Brasil é um grande fornecedor de alimentos para os países árabes”, destacou.
O ministro também falou sobre a ampliação das exportações brasileiras para os países árabes, citando o aumento das relações comerciais apesar das tarifas altas dos Estados Unidos. Ele mencionou negócios feitos com ovos férteis para a Arábia Saudita, açaí para o Egito, além de café e suco de laranja para os Emirados Árabes Unidos.
O presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, William Adib Dib, ressaltou a importância de novas parcerias nesses países, em áreas como fertilizantes e economia halal, que envolve alimentos industrializados, cosméticos, medicamentos e serviços.
Estadão Conteúdo