25.9 C
Brasília
segunda-feira, 24/11/2025




Brasil não vai exportar minerais críticos, diz Lula

Brasília
nuvens quebradas
25.9 ° C
26.7 °
25.9 °
73 %
1.9kmh
59 %
seg
25 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
29 °
sex
25 °

Em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta segunda-feira (24/11) que o Brasil não será um exportador de minerais críticos e que os países interessados em explorar esses recursos precisarão estabelecer indústrias no país para gerar emprego e renda em nível nacional.

“É uma decisão que precisamos tomar. Não iremos exportar os minerais críticos. Quem quiser explorá-los terá que industrializar aqui, para que o Brasil possa lucrar com isso”, afirmou Lula.

O presidente destacou que é “muito importante” que cada país defina soberanamente suas necessidades e modelos de exploração das riquezas minerais que possui.

“Podemos utilizar essas riquezas que Deus nos deu para beneficiar nosso povo, ou simplesmente permitir que outros países extraiam nosso minério enquanto enfrentamos fome e pobreza”, completou o chefe do Executivo.

Essa declaração foi feita durante o encerramento do encontro empresarial Brasil-Moçambique, em Maputo, capital de Moçambique, durante visita oficial do presidente ao país. Lula chegou a Moçambique após participar da cúpula do G20 em Joanesburgo, África do Sul.

Interesse pelo desenvolvimento da mineração

A extração de terras raras e minerais estratégicos tem ganhado foco do governo brasileiro, especialmente após os Estados Unidos demonstrarem interesse pela mineração desses materiais.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o Brasil possui a segunda maior reserva mundial de terras raras, representando 25% do total global.

As terras raras são um conjunto de 17 elementos químicos fundamentais para a fabricação de diversos produtos eletrônicos modernos, como smartphones, televisores, câmeras digitais e LEDs. Apesar de usados em pequenas quantidades, eles são indispensáveis.

Esses elementos são essenciais na produção de ímãs permanentes, além de serem cruciais para a indústria de defesa, estando presentes em aviões de caça, submarinos e equipamentos de medição a laser, o que valoriza comercialmente esses minerais.

Em 16 de outubro, foi oficialmente criado o Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM) durante cerimônia com a presença do presidente Lula. O grupo interministerial estabeleceu um conselho especialmente dedicado aos minerais críticos, com o propósito de apoiar o presidente na elaboração de políticas para este setor estratégico.




Veja Também