26.5 C
Brasília
quinta-feira, 25/09/2025

Brasil muda comando da embaixada no Nepal após protestos

Brasília
nuvens quebradas
26.5 ° C
27.6 °
26.5 °
48 %
5.7kmh
75 %
qui
26 °
sex
26 °
sáb
28 °
dom
30 °
seg
32 °

Em Brasília

O governo provisório do Nepal concordou com a nomeação do diplomata brasileiro Claudio Raja Gabaglia Lins para liderar a embaixada do Brasil em Catmandu, após uma série de manifestações que derrubaram o governo anterior do país. A confirmação veio nesta quinta-feira (25/9) por meio do Ministério das Relações Exteriores.

Conforme comunicado do Itamaraty, a administração temporária do Nepal deu o agrément, que é a autorização para um diplomata assumir oficialmente uma embaixada, a Lins. Ele assumirá o lugar do embaixador Carlos Alberto Michaelsen Den Hartog.

Desde 2020, Lins era o embaixador do Brasil nas Bahamas e, antes disso, esteve à frente da embaixada brasileira no Paquistão.

Essa troca na embaixada brasileira no Nepal ocorre após a queda do governo anterior, resultado de uma série de protestos liderados principalmente por jovens da chamada Geração Z.

Os protestos tiveram início devido ao bloqueio de redes sociais no Nepal, como YouTube, Instagram, Facebook e X, mas também foram motivados por outros fatores como corrupção, dificuldades econômicas e o estilo de vida ostentoso dos filhos de políticos nepaleses.

Em decorrência da pressão, o ex-primeiro-ministro Sher Bahadur Deuba renunciou e deixou o país.

Os confrontos entre manifestantes e forças locais resultaram em 51 mortes e mais de 12,5 mil feridos.

Posteriormente, a ex-presidente da Suprema Corte do Nepal, Sushila Karki, foi escolhida como primeira-ministra interina em um acordo entre as autoridades e os jovens líderes dos protestos. Uma nova eleição está marcada para março de 2026.

Veja Também