O ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou nesta segunda-feira, 22, que o Brasil possui uma economia mais estável que a de países vizinhos, além de uma forte estrutura para realizar grandes obras. Durante um evento do BTG Pactual em São Paulo, ele ressaltou que, mesmo com desafios globais, o país é um ambiente seguro para quem quer investir. “Temos uma agenda política clara antes dos assuntos econômicos. A economia está estável e caminhando bem”, afirmou.
Renan Filho destacou que, enquanto o mundo enfrenta restrições comerciais dos Estados Unidos, o Brasil conseguiu aumentar suas exportações. “O governo tem força e competência para liderar a agenda econômica”, disse, enfatizando a importância das reformas e dos projetos estruturantes.
Ele apontou a diferença entre o governo atual e o anterior no ritmo de concessões. “O governo passado, que dizia ter capacidade para atrair investimentos e diálogo, fez apenas seis concessões”, explicou.
Na gestão atual, a meta é realizar 35 projetos rodoviários até dezembro de 2026. “Já concluímos cerca de 16 projetos, com 14 vencedores diferentes”, informou.
O ministro citou a entrada de fundos de investimento, novas empresas, e o retorno do capital estrangeiro, mencionando a Vinci Highways, uma das maiores operadoras do mundo, como exemplo do interesse internacional.
“Nossa carteira de projetos é sólida, atrai investimentos porque oferece rentabilidade, transparência e segurança”, afirmou Renan Filho.
Ele também ressaltou que o setor ferroviário está passando por uma grande transformação, com revisões nas renovações antecipadas, o que deve trazer mais investimentos para o Brasil.
Estadão Conteúdo
