Em visita oficial à Índia, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou nesta quinta-feira (16/10) a introdução do visto eletrônico destinado a empresários e consultores indianos interessados em fazer negócios no Brasil. Essa medida visa facilitar o processo de obtenção do visto.
Alckmin chegou a Nova Delhi na terça-feira (15/10) com a proposta de fortalecer as relações econômicas entre os dois países, com a meta de atingir US$ 20 bilhões em comércio bilateral até 2030.
Durante sua estadia, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio se reuniu com o vice-presidente da Índia, Chandrapuram Ponnusami Radhakrishnan; o ministro da Defesa, Rajnath Singh; o ministro de Comércio e Indústria, Piyush Goyal; além de empresários locais.
Em conversa com a imprensa, Alckmin afirmou: “Tenho uma boa notícia: será disponibilizado o visto eletrônico para todas as atividades relacionadas a negócios e consultoria”.
Ele também comentou sobre as perspectivas para o fortalecimento do comércio bilateral. “Já existe um acordo de preferência tarifária, embora abrangendo poucas linhas tarifárias. Podemos ampliar e aprofundar essas preferências para aumentar as vendas”.
Além disso, o vice-presidente anunciou a assinatura de um contrato da Petrobras para fornecer 6 milhões de barris de petróleo para a Índia. Acordos adicionais devem ser firmados nos setores de saúde e indústria farmacêutica.