O governo do Brasil expressou sua tristeza pela perda de vidas causada pelas enchentes no Texas, Estados Unidos, em um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores neste sábado, 5.
“Ao manifestar solidariedade às famílias das vítimas, o governo brasileiro transmite suas condolências ao povo e ao governo norte-americano”, afirma o texto divulgado pelo Itamaraty.
No comunicado, o governo brasileiro ressaltou que “as mudanças climáticas aumentam a intensidade dos eventos extremos e elevam a frequência de desastres desse tipo, tornando essencial a adoção de medidas conjuntas pela comunidade global.”
O Itamaraty informou que até o momento não há registro de brasileiros entre as vítimas. Até a noite de sábado, 51 falecimentos tinham sido confirmados, incluindo 15 crianças.
Entre as vítimas, três meninas que participavam do acampamento Camp Mystic, localizado no Texas, foram identificadas. As famílias confirmaram as mortes por meio de publicações em redes sociais e contatos com veículos de imprensa norte-americanos.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostravam casas e árvores sendo levadas pela rápida subida das águas após fortes chuvas que atingiram a região central do estado durante a madrugada.
Na manhã de sábado, 27 meninas continuavam desaparecidas, segundo o xerife do condado de Kerr, Larry Leitha.