O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil se compromete a oferecer segurança e confiança a todos os investidores privados do mundo.
Durante um discurso no encerramento do evento empresarial Brasil-Indonésia, em Jacarta, nesta quinta-feira, 23, Lula destacou seis pontos essenciais que o país garante: estabilidade fiscal, jurídica, política, econômica, social e previsibilidade.
Lula reforçou a importância da parceria estratégica com a Indonésia e agradeceu o apoio local ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), ressaltando que o sucesso do fundo evitará que países precisem pedir ajuda financeira para preservar as florestas e combater o aquecimento global.
O presidente também anunciou a criação do Conselho Nacional de Minerais Críticos, que será ligado à Presidência da República, um passo fundamental para assegurar a soberania nacional.
Lula ressaltou que o Brasil busca não apenas exportar matérias-primas, mas também vender produtos com valor agregado. Ele mencionou a aprovação da reforma tributária no começo de seu governo e a proposta de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil, destacando essas como suas principais ações legislativas recentes.
O presidente enfatizou ainda a tradição diplomática do Brasil, que é universalista, e disse que o país quer ampliar suas relações internacionais sem distinções ou alinhamentos automáticos.
Estadão Conteúdo