A Embaixada da Venezuela em Brasília informou que o governo brasileiro realizou a entrega inicial de uma doação significativa de suprimentos médicos para a Venezuela, conforme anunciado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na semana passada. A entrega ocorreu na sexta-feira, 9 de janeiro.
Foram enviadas 40 toneladas de materiais médicos destinados a beneficiar mais de nove mil cidadãos venezuelanos. Os suprimentos incluem 110 mil kits para tratamentos de hemodiálise, diversos cateteres, soluções, dialisadores, entre outros equipamentos essenciais.
De acordo com comunicado conjunto do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Saúde do Brasil, está prevista uma próxima remessa de aproximadamente 60 toneladas a serem enviadas para Caracas.
Essa ajuda humanitária do Brasil à Venezuela foi realizada poucos dias após os ataques dos Estados Unidos ao país.
O intuito, conforme explicado pelo governo brasileiro, é oferecer suporte aos venezuelanos que necessitam de tratamentos renais, os quais tiveram sua continuidade comprometida pelos bombardeios norte-americanos na capital venezuelana, Caracas.
