22.5 C
Brasília
quarta-feira, 04/03/2026

Brasil encerrará proteção da embaixada argentina na Venezuela

Brasília
nuvens dispersas
22.5 ° C
22.5 °
20 °
78 %
6.2kmh
40 %
qui
26 °
sex
23 °
sáb
23 °
dom
25 °
seg
20 °

Em Brasília

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva anunciou sua decisão de encerrar a custódia da embaixada da Argentina na Venezuela, que estava sob proteção brasileira desde agosto de 2024. Na época, o Brasil assumiu a representação diplomática argentina em Caracas após a expulsão de várias missões diplomáticas pelo governo de Nicolás Maduro.

Essa decisão foi comunicada ao presidente argentino Javier Milei e também à administração interina da Venezuela comandada por Delcy Rodríguez. O motivo alegado para o término dessa custódia é a necessidade de reorganizar as atividades diplomáticas em um novo contexto político na Venezuela, além de considerar que a Argentina possui outras possibilidades para gerir sua embaixada.

Desde a transferência da responsabilidade para o Brasil, a bandeira brasileira esteve hasteada na embaixada argentina em Caracas, onde o governo brasileiro assegurava proteção e segurança ao prédio. A missão brasileira teve papel fundamental na proteção de assessores de María Corina Machado, uma opositora ao regime chavista, que permaneceram asilados na embaixada por mais de 400 dias até serem resgatados em 2025 com apoio dos Estados Unidos.

O contexto diplomático segue tenso, com divergências claras entre os governos de Lula e Milei sobre a situação na Venezuela, especialmente após declarações conflitantes e ações internacionais no país caribenho. O fim dessa custódia marca uma nova fase nas relações diplomáticas entre os três países.

Veja Também