Nova Délhi – Após a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao primeiro-ministro Narendra Modi, os líderes anunciaram a assinatura de oito atos, entre eles seis memorandos de entendimento. Um dos destaques foi o memorando de cooperação no campo de elementos de terras raras e minerais críticos, o primeiro do tipo assinado pelo Brasil com outro país.
O anúncio ocorreu durante a cerimônia de troca de documentos na Casa Hyderabad, residência oficial de Modi, em Nova Délhi, capital da Índia. O evento sucedeu um encontro restrito entre os dois líderes e uma reunião ampliada que reuniu ministros de ambos os países.
O memorando tem como objetivo promover a cooperação para o melhor aproveitamento desses recursos, sem estabelecer detalhes, prazos ou metas específicas, nem garantir exclusividade de produção com a Índia. Esse documento iniciará um diálogo bilateral sobre o tema.
Além do acordo sobre terras raras, foram assinados outros sete atos focados em parcerias digitais, cooperação científica, saúde, setor postal, micro e pequenas empresas, mineração e uso de certificados eletrônicos de origem entre Brasil e Índia.
Essa parceria representa um avanço significativo nas relações bilaterais, ampliando a cooperação em áreas estratégicas para ambos os países.

