Ian Bremmer, líder da consultoria Eurasia, disse que a relação entre Brasil e Estados Unidos está passando por uma crise, especialmente após o presidente Donald Trump anunciar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
Ele explicou, em um vídeo sobre assuntos internacionais, que essa decisão é uma ‘vingança política’ contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Bremmer, a medida favorece ‘alguém que Trump gosta’, e não protege os interesses dos Estados Unidos.
O especialista afirmou que as tarifas não têm motivos comerciais, mas refletem a insatisfação de Trump com as ações políticas do Brasil, como a investigação e prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e as novas regras para redes sociais discutidas no Congresso brasileiro.
Bremmer também destacou que os EUA têm superávit no comércio com o Brasil, por isso não há justificativa econômica para as tarifas. Ele finalizou dizendo que essa atitude provavelmente terminará por prejudicar o próprio Trump.
Estadão Conteúdo