Goiânia – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (17/7), que o Brasil vai exigir o pagamento de impostos de empresas digitais norte-americanas que operam em território brasileiro, referindo-se às grandes empresas de tecnologia, como Google e Meta, proprietária do Facebook e do WhatsApp. A declaração foi feita durante o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), realizado em Goiânia.
“Ele [Trump] declarou que não queria que as companhias americanas, as plataformas, fossem tributadas no Brasil. Quero deixar claro que este país é soberano porque o povo é soberano e tem orgulho de sua nação. Quero garantir a vocês que vamos fiscalizar e cobrar impostos dessas empresas digitais americanas”, discursou Lula.
O 60º Congresso da UNE reúne mais de 15 mil estudantes universitários de várias regiões do país e ocorre em uma das maiores bases eleitorais da oposição. Em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conquistou quase 60% dos votos válidos no estado, enquanto Lula teve 41% do apoio dos eleitores.
“Não aceitamos que, em nome da liberdade de expressão, se usem plataformas para propagar agressões, mentiras e causar prejuízo. Violência contra crianças, ódio e violência contra mulheres são intoleráveis”, completou o líder petista.
Congresso da UNE
Este evento é considerado um dos maiores encontros estudantis da América Latina. Além dos universitários, várias lideranças políticas participam para debater pautas sociais e culturais.
A sede do evento, no estado de Goiás, é também o local de nascimento de Honestino Guimarães, ex-presidente da UNE e símbolo importante da resistência estudantil durante o regime militar. Guimarães está desaparecido desde esse período.
Acidente antes do evento
Na madrugada de quarta-feira (16/7), um grave acidente na BR-153, em Porangatu, município goiano, envolveu uma carreta, um micro-ônibus e um ônibus, resultando em cinco mortes. Entre as vítimas estavam três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e um motorista da instituição, todos a caminho da conferência da UNE.
As vítimas foram identificadas como:
- Welfesom Campos Alves, militante da União da Juventude Rebelião (UJR) e do partido Unidade Popular (UP)
- Leandro Souza Dias, também militante da UJR e da UP
- Ana Letícia Araújo Cordeiro, estudante da UFPA
- Ademilsom Militão, motorista e servidor da UFPA