O Brasil está tentando superar a alta tarifa imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e anunciou a abertura do mercado para exportação de carne bovina à Indonésia, que passou a integrar o bloco dos Brics no começo deste ano. A decisão foi divulgada nesta terça-feira (19/8) pelos Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura e Pecuária (Mapa).
De acordo com comunicado conjunto dos ministérios, o mercado indonésio é “considerado estratégico para a proteína animal” brasileira.
Com essa medida, o governo federal acredita que o agronegócio nacional terá atingido a marca de 402 mercados liberados desde o início de 2023, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o cargo.
A autorização para a exportação de carne bovina para o país membro dos Brics surge num contexto de guerra comercial entre os Estados Unidos e o Brasil.
Embora o governo de Trump tenha retirado vários itens da lista de produtos com tarifa de 50%, alguns continuam fora das exceções, como a carne e o café, que seguem sujeitos à taxação.