20.5 C
Brasília
quinta-feira, 04/12/2025

Braga Netto descarta possível desgaste com Otan por reuniões na Rússia

Brasília
nublado
20.5 ° C
20.5 °
20 °
88 %
2.1kmh
100 %
qui
23 °
sex
19 °
sáb
24 °
dom
23 °
seg
18 °

Em Brasília

Bolsonaro se encontra nesta quarta-feira, 16, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em meio a tensão na fronteira com a Ucrânia

(Marcos Corrêa/PR/Flickr)

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, negou nesta terça-feira (15) que as reuniões do governo brasileiro com a Rússia vão desgastar o Brasil com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos Estados Unidos, em meio às tensões entre Moscou e o Ocidente.

“Não atrapalha, são coisas distintas. Conversamos com todos os países do mundo. Continuamos parceiros da Otan. Temos interesse também aqui, como todo país. O País está aberto à negociação.”, afirmou o ministro a jornalistas no hotel Four Seasons, em Moscou, onde o presidente Jair Bolsonaro está hospedado.

Bolsonaro se encontra nesta quarta-feira, 16, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, enquanto os ministros Braga Netto e Carlos França (Relações Exteriores) têm uma reunião com seus análogos russos.

De acordo com o chefe da Defesa, sua reunião será uma “conversa” sobre “todas as áreas que envolvem transferência de tecnologia”. Ele não quis responder se haverá assinatura de acordos. “Vamos conversar”, limitou-se a dizer.

Braga Netto, no entanto, foi enfático ao dizer que não tratará da tensão com a Ucrânia durante seu encontro com o ministro russo.

Tensão internacional

A viagem oficial do presidente brasileiro à Rússia acontece em um momento de tensão internacional. Existe a suspeita de que Putin possa invadir a Ucrânia para evitar a adesão do país vizinho à Otan. Os Estados Unidos prometeram uma resposta à altura se isso ocorrer. Nesta terça, Putin recebeu o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e ordenou a retirada de parte das tropas da fronteira.

 

Veja Também