Neste domingo (18), a Prefeitura de Botucatu, localizada no interior de São Paulo, dará início a uma campanha de vacinação em massa contra a dengue. Essa ação faz parte de um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, pela Prefeitura de Botucatu, pela Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e pelo Instituto Butantan, com o objetivo de avaliar a eficácia da vacina Butantan-DV na prática.
A vacina Butantan-DV, aprovada pela Anvisa, é a primeira do mundo a proteger contra a dengue em uma única dose. Criada com tecnologia de vírus vivo enfraquecido em colaboração com a empresa chinesa WuXi Vaccines, ela combate os quatro tipos do vírus da dengue. Pesquisas feitas entre 2016 e 2024, que envolveram mais de 16 mil voluntários em 14 estados do Brasil, mostraram que a vacina tem cerca de 75% de eficácia contra casos de dengue em geral, mais de 91% contra formas graves e 100% para evitar internações.
No começo, a vacina será aplicada em voluntários dos testes clínicos e na população de Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Depois, será a vez dos profissionais da atenção básica de saúde. À medida que o Instituto Butantan produzir mais doses, o Ministério da Saúde pretende ampliar a vacinação para o público geral, com a expectativa de entregar 30 milhões de doses até o meio de 2026.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a vacinação vai começar com adultos até 59 anos, depois vai avançar para jovens a partir de 15 anos. Em Botucatu, o objetivo é vacinar 90% das pessoas nessa faixa etária, o que corresponde a cerca de 80 mil habitantes. Esta é a segunda vez que a cidade participa de uma vacinação em massa para avaliar a eficácia de vacinas, depois da campanha contra a covid-19 com a vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.
Para facilitar, todas as Unidades Básicas de Saúde e o Espaço Saúde em Botucatu estarão abertos das 8h às 17h, com 28 pontos de vacinação. A Secretaria de Saúde aconselha que pessoas entre 35 e 59 anos vão se vacinar pela manhã, e as de 15 a 34 anos pela tarde, para evitar aglomerações. É preciso levar documento com foto, CPF e comprovante de residência.
A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e provoca sintomas como febre alta, dor atrás dos olhos, dores no corpo e articulações, manchas na pele, coceira e enjoo. A melhor forma de evitar a doença é acabar com o mosquito, eliminando água parada em locais como pratos de plantas e pneus velhos.
*Com informações da Agência Brasil
