Na noite de terça-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal atendeu a um chamado na Vila Buritis, em Planaltina, onde um filhote de coruja foi encontrado na rua. Uma moradora local o havia acolhido temporariamente antes da chegada dos bombeiros.
O animal estava fora de perigo, protegido em uma caixa e demonstrando estar alerta. Após a avaliação inicial, os bombeiros levaram o filhote para o Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre do Distrito Federal, onde ele recebeu cuidados especializados.
Esta ação integra o Projeto Piloto de Resgate de Fauna Silvestre Vertebrada, uma iniciativa do 13º Grupamento de Bombeiros Militar, lançada em 1º de agosto de 2025. O projeto tem o objetivo de aumentar o resgate e cuidado de animais nativos em áreas urbanas, como aves, mamíferos e répteis, promovendo a preservação ambiental.
Com a expansão das áreas urbanas, é comum encontrar animais silvestres em ruas e casas. O CBMDF alerta para que as pessoas mantenham distância desses animais e acionem o telefone 193 para atendimento especializado.