O Corpo de Bombeiros iniciou o resgate de uma menina de 11 anos que caiu no Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul, Rio Grande do Sul, na quinta-feira (10/7). A equipe de resgate já desceu 56 metros a partir da borda do cânion, enquanto a menina está a 70 metros de profundidade.
O acidente ocorreu às 13h, e a criança foi localizada por volta das 17h30 através do uso de drone equipado com câmera térmica. Devido à necessidade de perfurar rochas para fixar os equipamentos de rapel, a equipe só conseguiu iniciar a descida às 22h.
A menina está presa no local por mais de 9 horas, e até o momento, não há informações sobre seu estado de saúde.
Passeio com os pais
A criança, que foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estava acompanhada dos pais em um passeio pela Trilha do Mirante. No momento em que fariam uma pausa para lanchar, ela teria saído correndo e acabou caindo no cânion.
A família está recebendo apoio psicológico enquanto aguardam o término do resgate.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lamentou o acontecimento e informou que as operações de salvamento são conduzidas pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, com apoio do Instituto e outras instituições.
A Urbia, empresa responsável pelo apoio à visitação no parque, também se pronunciou, dizendo que está concentrando seus esforços no suporte às equipes que atuam na busca pela menina.