O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, anunciou nesta segunda-feira (25/8) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tomará a decisão sobre quem apoiará nas eleições de 2026 somente depois do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para começar em 2 de setembro.
Embora tenha dado esse indicativo, Valdemar ressaltou que a decisão final sempre cabe a Bolsonaro.
Parece claro que o preferido do ex-presidente é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Valdemar fez essa declaração ao participar das comemorações dos 20 anos do Republicanos, em Brasília.
Na cerimônia, o presidente da legenda, deputado federal Marcos Pereira (SP), elogiou o governador e indicou que ele poderá ser o candidato do partido em 2026.
Tarcísio é aliado do ex-presidente, que está em prisão domiciliar determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
O governador paulista é considerado uma das principais opções da direita, caso Bolsonaro não possa concorrer em 2026. Se isso acontecer, os dois partidos da direita provavelmente irão competir para escolher o candidato do governador.